Linha de Pesquisa I: Processos de Ensino e Aprendizagem Musical

Estudos que consideram concepções de ensino e/ou aprendizagem musical no que se refere às suas dimensões pedagógicas, históricas, sociais, culturais e psicológicas.

Esta linha caracteriza-se pelo desenvolvimento de projetos de dissertação versando sobre temas relacionados ao ensino e/ou aprendizagem musical. Abrange investigações sobre música e sociedade, educação musical e tecnologias, formação de professores de música, inclusão na educação musical, educação de crianças, jovens e adultos, ensino coletivo, aprendizagem colaborativa, políticas públicas de educação e cultura escolar.

Destaca-se que as diferentes atividades da área de Educação Musical podem abarcar pesquisas que contemplem as atuais demandas educacionais. Nesse sentido, desafios contemporâneos no ensino e na aprendizagem de música em culturas diversas como a Afro-brasileira, Indígena e culturas marginalizadas na Educação Musical poderão ser focos de pesquisas e estudos. Dessa forma, esta linha de pesquisa visa contribuir com a produção de conhecimento formando novos perfis de professores e pesquisadores em música, que possam atender distintas realidades educativas.

A linha de pesquisa está relacionada às práticas pedagógico-musicais desenvolvidas pela área de educação musical e áreas correlatas do Departamento de Música e da Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá e com destaque especial para a habilitação Licenciatura em Educação Musical. Os acadêmicos deste curso estão envolvidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão, tais como PIBIC, PIC, PIBID, Universidade sem Fronteiras, com projetos aprovados pelo PROEXT, bem como em cursos e eventos promovidos pelo próprio Departamento de Música.